A DIREITA QUE INSULTA EM FRANCÊS

0
976

Um autarca francês de origem portuguesa, Cédric de Oliveira, foi insultado pelo presidente da Área Metropolitana de Tours, Frédéric Augis.

O insulto dirigido contra Oliveira foi “sale portugais”, que é como quem diz “português sujo”, “porco”. Um insulto de carácter racista e que em França é crime. Infelizmente, Oliveira não apresentou queixa formal, embora tenha denunciado a situação nos media, através de uma carta aberta. Também por escrito, o caso foi relatado às autoridades locais, o que quer dizer que o incidente sempre pode vir a ter consequências penais.

Cédric de Oliveira é autarca eleito na cidade de Tours, tal como o outro que gosta de insultar portugueses. Ambos são de direita, embora de diferentes partidos. Oliveira pertence à Divers Droite e o outro é membro do partido Les Républicains, partido fundado em 2015 pelo antigo presidente Sarkozy.

Segundo o relato publicado no Lusojornal, Frédéric Augis queria que Cédric de Oliveira aceitasse uma proposta política que lhe tinha feito e, perante alguma hesitação de Oliveira, começou a insultá-lo, “tu não és mais do que um autarca insignificante”, “tu não és mais do que um português sujo (sale portugais)”.

Segundo o Lusojornal, os insultos foram testemunhados por várias pessoas como, por exemplo, vários presidentes de Câmara, outros autarcas, assim como o pessoal que serviu o cocktail.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui