MENSAGENS PELA PAZ

0
678

Todas as atividades humanas produzem lixo. A acumulação de lixo produz poluição. E de todas as atividades humanas, a guerra é das mais porcas. Por todas as razões que se possam invocar.

Há quem tenta dar um aproveitamento ao desperdício das batalhas, 90% ferro-velho resultante do armamento inutilizado, dos invólucros de munição, capacetes e toda a parafernália militar destinada a causar morte e destruição.

Já encontrei quem derretesse esse ferro-velho para o transformar em bonitos candeeiros de sala. Mas era uma transformação radical, apagava a memória do sofrimento que todas as batalhas provocam.

É o que faz, também, o ourives cambodjano Thoeun Chantha, órfão da guerra que dilacerou o país na década de 70 do século XX, quando os EUA intervieram para travar o comunismo naquele país asiático.

Thoeun Chantha compra invólucros de latão de balas das AK-47 e M-16, derrete-os e faz joias. Depois de derretido, o metal é moldado artesanalmente em pulseiras, colares, anéis e brincos intrincados para serem vendidos à peça em mercados populares e pontos turísticos. A maioria dos compradores são turistas americanos. De certa maneira, o ourives cambodjano está a devolver à América o lixo da guerra que eles alimentaram.

Os tronos e as máscaras

Em Moçambique, Gonçalo Mabunda faz o mesmo, mas não apaga a história. As inquietantes esculturas totémicas de Gonçalo Mabunda exploram a história política de Moçambique, a longa guerra civil que sangrou a sociedade durante 15 anos.

Conheci Gonçalo Mabunda em Maputo e entrevistei-o no seu atelier. Vejam o vídeo.

vídeo de 2019

As peças mais icónicas deste artista são os tronos e as máscaras. Tudo feito com os detritos da guerra que, assim, são espalhados pelo mundo como uma mensagem urgente pela paz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui