CARRO ELÉTRICO SEM BATERIAS

0
1146

O lítio é um mineral com várias aplicações industriais, mas a grande hipótese de negócio é o fabrico de baterias para automóveis elétricos. Foi depois do advento dos carros elétricos que os governantes portugueses foram acordados para o potencial que existe nas reservas de lítio existentes em Portugal.

Instalou-se a polémica, porque quem vive nessas terras do interior não quer uma mina de lítio à porta de casa. E com razão.

De qualquer modo, pode ser que as circunstâncias estejam a mudar e o lítio possa ficar descansado lá onde tem estado nos últimos milhões de anos. A mais recente evolução no desenvolvimento de automóveis elétricos diz-nos que as baterias não serão necessárias.

A empresa Nanoflowcell acaba de apresentar um protótipo de automóvel elétrico, sem baterias e com uma autonomia de 2 mil quilómetros. Não, não é energia nuclear. É um liquido designado Bi-Ion.

vídeo promocional da marca

O Bi-Ion é feito à base de sais de iões que compõem um eletrólito líquido. Tem um problema: é muito caro de produzir. Mas a Nanoflowcell diz que, agora que o protótipo foi testado com tão bons resultados, vai dedicar-se a aperfeiçoar a produção do Bi-Ion de modo a torna-lo barato. A expectativa é que não custe mais do que 10 cêntimos por litro á saída da fábrica.

Pelos vistos, mais valia o Governo português ter tido um pouco mais de calma nos procedimentos para concessionar a extração de lítio. Talvez não haja necessidade de provocar animosidade nas populações. Ainda há dois dias houve mais uma manifestação contra a prospeção desse minério na zona do Seixoso, na região de Felgueiras.

As populações protestam, não só por quererem proteger a natureza mas, também, porque não querem ser expropriadas das suas terras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui