BURLÕES E MOEDA FALSA

Se alguém tem dúvidas quanto à aldrabice das criptomoedas, desiluda-se. É mesmo aldrabice. É um esquema semelhante ao velho sistema da pirâmide, em que só ganham os que estão no topo, no pico da pirâmide, todos os outros abaixo perdem. A maioria perde.

0
856

O que é estranho é os organizadores destes embustes terem toda a liberdade para publicitar os seus esquemas. Usam as redes sociais, usam as páginas da Microsoft. Quando abrimos o computador, aparece-nos sempre uma página da Microsoft ou da Google ou de outra grande empresa global de comunicação onde, no meio de notícias verdadeiras surgem outras que apenas se assemelham a notícias, mas que são propaganda pura e, como é o caso, propaganda de esquemas fraudulentos.

Aparentemente, a polícia não atua, as empresas que veiculam estas tretas apenas se interessam por receber o pagamento pelo serviço que disponibilizam, o utilizador que se acautele. Mas, a verdade é que se isto perdura é porque há lucro nesta atividade. Se não houvesse sempre quem caísse na canção do bandido, eles já teriam partido para outra.

Neste caso das criptomoedas, é por demais evidente a má fé do esquema. O texto, a imitar uma notícia, fala de que um Estado poderoso decidiu adoptar uma criptomoeda como moeda oficial. É mentira. Todos os links possível que o “artigo” proporciona vão dar ao mesmo destino: um site que vende criptomoedas.

Reparem como a página se assemelha à de um jornal. O “P” do logótipo é semelhante ao do jornal Público. A página tem um cabeçalho com diversas “secções de notícias”, mas se experimentarmos, vão todas dar ao vendedor de moeda falsa.

O pormenor desta aldrabice vai ao ponto do texto ser assinado por um tal Fernando Pessa, intitulado jornalista. Já houve um com esse nome, muito popular na televisão, mas morreu há uns anos. No site da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) não existe agora nenhum com esse nome.

Página da CCPJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui