Bélgica, 55 juízes na cadeia

Este fim-de-semana, 55 magistrados belgas andam a brincar aos polícias e ladrões. Voluntariaram-se para passar o fim-de-semana numa cadeia, para experimentar como é.

0
642
reprodução da pintura The Wise Judges, de James Ensor

A notícia está a correr mundo, veiculada pelas agências noticiosas. A iniciativa é apresentada como uma “experiência” destinada a perceberem como é a vida numa cadeia.

Bom, ao lerem isto, reclusos no mundo inteiro vão rebolar a rir no chão das celas. A cena é ridícula. Primeiro, porque não passa de um fim-de-semana. Segundo, porque o estabelecimento prisional de Haren é uma prisão nova que ainda nem foi inaugurada.

Interessante seria que cada um dos 55 juízes voluntários ficasse isolado, anónimo, em diferentes prisões, no meio da população prisional. Que tivesse de dormir numa cela partilhada, usar o duche que todos usam, comer a comida que todos comem e obedecer aos guardas do mesmo modo que todos fazem. Isso seria uma experiência interessante e, eventualmente, capaz de mudar a perspetiva que se tem sobre a vida numa prisão.

“Esta imersão oferece aos magistrados que ditam as condenações a prisão a oportunidade de experimentar o que significa a privação de liberdade”, diz um comunicado do ministro da Justiça belga,Vincent Van Quickenborne. Adivinhamos o sorriso dele, quando ditou o texto.

UM PROJETO PORTUGUÊS

Curiosamente, a prisão de Haren é um projeto da empresa portuguesa OJP, com sede em Alpendorada. Ou seja, há em Portugal quem saiba comprovadamente construir prisões decentes. Há uma esperança para os serviços prisionais portugueses.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here