FALECEU ÁLVARO SANTOS SILVA

0
1345

Álvaro Santos Silva completaria 75 anos no próximo dia 3 de Agosto. Deixou-nos hoje, vitimado por doença súbita, em casa. Aguarda-se o resultado das formalidades a fim de dar informação acerca das suas exéquias.

Bem conhecido entre as gentes da vila de Cascais, por sempre ter vivido no centro, seu pai foi durante muitos anos o banheiro da Praia da Duquesa, pelo que Álvaro Santos Silva sempre se viu, portanto, ligado ao nosso mar. Enveredou pela Marinha Mercante e foi ocupando outras funções, de um modo geral relacionadas com o tráfego marítimo e as comunicações.

Esteve na origem da criação do primeiro núcleo de Radioamadores do Concelho de Cascais e, por isso, quando surgiu a ideia das rádios locais depressa o Engº Santos Silva pôs em marcha os seus conhecimentos – tanto pessoais como técnicos – para instalar, em Cascais, uma rádio local. Teimou e conseguiu. As primeiras emissões de Rádio Clube de Cascais foram na cave de um prédio na Amoreira (Estoril), tendo passado, bastante mais tarde, para Alcoitão, onde RCC se desenvolveu, de modo a ser, com a Rádio Marginal, as duas rádios com maior presença, nomeadamente noticiosa, no concelho.

Passou a designar-se Cascais FM após a legalização e, sempre sob a batuta de Santos Silva, nesses estúdios de Alcoitão se formaram mui competentes profissionais da rádio ainda hoje em actividade noutros emissores.

Por adversidades várias, mormente devido à falta de compreensão por parte das entidades políticas locais – avessas, de quando em quando, à existência de uma imprensa sem papas na língua – e dos empresários (que têm dificuldade em compreender o papel da rádio local para a promoção das suas iniciativas), a rádio entrou em dificuldades financeiras e foi vendida a um grupo que a mantém em 105.4 FM.

Álvaro Santos Silva, sempre no desejo de algo fazer em prol da sua Cascais, chegou a candidatar-se à presidência da Junta de Freguesia de Cascais, pelo Partido Socialista.

Que descanse em paz quem tanto quis fazer – e fez! – em prol da sua terra!

À sua viúva, Fernanda, aos filhos Miguel e Rodrigo, bem como à demais família apresentam-se os mais sentidos pêsames.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui