VINTE MORTES DIÁRIAS

0
336

O covid-19 passou à história. Já ninguém liga à pandemia, nem mesmo as autoridades de saúde. É verdade que ministra e diretora-geral ainda aludem à pandemia que “ainda não acabou”, mas o levantamento quase total das restrições transmite uma mensagem contrária à tomada de precauções. Basta entrar num supermercado. Ou ir a um centro comercial. Já ninguém usa máscara.

Os números constam no site da DGS, embora sem nenhum tratamento informativo. Os relatórios epidemiológicos foram substituídos por um excell sem qualquer enquadramento. Só números.

folha excell sobre covid-19 da Direção Geral de Saúde

Ainda assim, dá para perceber que, por exemplo, no periodo de 15 a 21 de abril, foram registados 139 óbitos atribuídos a causas relacionadas com a covid-19. Dá uma média superior a 19 mortes diárias, mais concretamente 19,8. Não é pouca coisa. E reparem no número de novos contágios, nos mesmos 7 dias: 61.169.

Com o fim-de-semana comprido, por causa do feriado de segunda-feira, há 4 dias que não sabemos nada do que se passa com a evolução da pandemia. Coincide com o abandono das máscaras. Estamos curiosos para saber como é que o coronavírus se está a dar com a “liberdade”.

E hoje foi um dia de concentrações de multidões e quase ninguém se lembrou da máscara. As imagens transmitidas pela televisão das celebrações dos 25 de abril comprovam-no.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here