40 CIVIS MORTOS EM BURQA

Em Burqa morreram 40 pessoas no espaço de um mês, em confrontos entre civis palestinianos e soldados israelitas.

0
899

É Burqa e não Butcha. Burqa fica na Cisjordânia, Palestina. Butcha fica na Ucrânia. Locais distantes entre si, mas com alguma semelhança toponímica e alguma semelhança de processos políticos, nomeadamente no que diz respeito a repressão e aniquilamento dos povos que por lá moram.

De Butcha já todos nos sensibilizámos com o massacre recente, de Burqa ninguém se parece comover. E, no entanto, morreram em Burqa, no espaço de um mês, cerca de 40 pessoas. Civis mortos a tiro pelo exército israelita. Civis que protestavam contra a ocupação do seu território.

Citando a Euronews: “Centenas de palestinianos e tropas israelitas entraram em confronto na vila de Burqa, na Cisjordânia ocupada. As Nações Unidas apelaram, esta terça-feira à redução da violência e das tensões em Israel e na Cisjordânia, pedindo para que seja encontrada uma solução política para o conflito. Há cerca de um mês, a violência escalou, com ataques em território israelita que foram seguidos de incursões do exército de Israel na Cisjordânia. Pelo menos 40 pessoas morreram.”

O conflito israelo-palestiniano é uma guerra antiga, deflagrou em 1948 no dia em que Israel declarou a independência. Todas as reportagens que se fizeram desde então, na Palestina e em Israel, são idênticas. Apenas muda o nome dos mortos… Esta é uma reportagem de 2014, podia ter sido feita ontem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui