Em muitas cidades europeias estão a ser implementadas medidas muito restritivas da velocidade do trânsito automóvel. Paris, Londres, são exemplos de grandes cidades onde o limite de 30 quilómetros por hora já está a ser aplicado em muitas ruas, principalmente nas zonas mais residenciais e nas imediações das escolas.
Em Lisboa, também já existem as chamadas zonas 30. A ideia inicial era aplicar esta medida em trinta bairros da capital, mas ainda só há cinco, segundo parece…
Em algumas zonas da cidade, conduzir abaixo dos 30 kms por hora é uma inevitabilidade. Nas chamadas horas de ponta, não há mesmo outro remédio.
Com a redução da velocidade automóvel, a ideia é dar maior segurança aos peões e a quem circula de bicicleta e promover o uso dos transportes públicos. Há uma orientação política para levar as pessoas a abandonar a utilização sistemática de viaturas particulares. Em Lisboa isso é evidente…
No país, em 2021 houve mais de 16 mil acidentes de viação em meio urbano, dos quais resultaram 119 mortes. Reduzir a velocidade automóvel também pode ajudar a diminuir estes números.