Interferências na NET, a guerra já começou?

0
1129

Os serviços bancários eletrónicos estão com problemas há dois dias consecutivos. Depois de anteontem ao final da tarde e durante cerca de duas horas os multibancos e terminais de pagamento terem ficado inoperacionais, em todo o pais, o problema voltou a repetir-se ontem.

Sábado, durante parte da manhã, voltou a haver dificuldades de pagamento em supermercados e grandes superfícies e os multibancos voltaram a ficar inoperacionais. Sem possibilidade de levantar dinheiro nem de pagar por via eletrónica, os clientes aglomeraram-se nas filas dentro dos estabelecimentos à espera que a situação normalizasse. Quem não quis esperar, largou carrinhos cheios de compras e desistiu.

A SIBS (empresa que gere o sistema ATM e de pagamentos eletrónicos) confirma a existência de problemas, mas não explica a origem dos mesmos. Fala em “instabilidade” e em “constrangimentos”, mas certamente que os problemas não se devem a condições meteorológicas.

Na memória de todos estão os recentes ataques informáticos a empresas como, por exemplo, a SIC, o jornal Expresso, os laboratórios Germano de Sousa, Vodafone. E há notícias que dão conta de ataques informáticos noutros países europeus e que os relacionam com a crise político-militar na Ucrânia. Na eminência de uma guerra, a internet está a tornar-se num campo de batalha. Não há praticamente nada que hoje não esteja ligado a um sistema computorizado. Nem mesmo as máquinas de guerra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui