Creio que o primeiro falhanço tático foi a escolha de uma 2ªfeira para estrear a CNN Portugal. Devia ser hoje, domingo. Domingo de chuva e frio é dia em que todos estão em casa a ver televisão. Todos, exceto aqueles que já deixaram de ver televisão. Mas, enfim, também na net há mais gente nos dias em que não se trabalha e está a chover. Não inaugurar hoje é como quem falha o tiro de partida e só acorda quando os outros já lá vão.
Não sabemos se é verídico ou uma provocação, o cartaz de promoção do canal que utiliza a figura e o estilo de comunicar do treinador de futebol Jorge Jesus. De qualquer forma, com ironia, ninguém sintetizaria melhor o perfil de um canal de televisão dirigido por Nuno Santos.
Jornalismo “embedded”
De resto, o que se tem visto é a tentativa do novo canal cavalgar as virtudes da CNN americana. Na propaganda da CNN Portugal, as palavras mais usadas são rigor, isenção, credibilidade e os restantes qualificativos do costume quando se promete fazer jornalismo. O diretor do canal, Nuno Santos, diz que vão absorver “tudo que a CNN traz em termos de estilo, forma de abordagem, tratamento das notícias, forma de enquadramento”, como se tudo o que a CNN faz ou fez seja irrepreensível.
Enfim, em Queluz não relevam que foram os americanos e em especial a CNN os primeiros a adoptar o jornalismo “embedded”, termo que designa o jornalismo engajado num dos lados do conflito.