Desde sempre ligado ao futebol, Quaresma prepara-se para o final da carreira como futebolista. “Acho que gostava de começar na formação”, diz Quaresma, revelando alguma cautela na abordagem a uma profissão tão difícil, como é a de treinador.
A par disso, pretende desenvolver a sua fundação de apoio a famílias carenciadas. “É algo que me vai ajudar a ser feliz”, diz Quaresma, referindo-se às causas sociais que pretende apoiar. Quaresma teve um irmão que morreu cedo demais vítima de cancro, “algo que marcou a minha vida”.
Não esquece o passado e são essas referências que o ajudaram a traçar planos para o futuro, “por tudo aquilo que passei e por tudo aquilo que vi, na infância e na adolescência”, a fundação destina-se a apoiar aqueles que mais necessitam.
As declarações de Ricardo Quaresma foram feitas no programa “Julia” na SIC.
A carreira de Quaresma foi feita no Sporting, Barcelona, FC.Porto, Chelsea, Besiktas, Al-Ahli, regressou ao FC.Porto e atualmente joga no Vitória de Guimarães. Foi convocado para a Seleção Nacional desde muito jovem, foi Campeão Europeu sub-17 e Campeão Europeu em 2016. Como futebolista, é uma das referências nacionais.
