O Facebook esteve em baixo desde as 16:00 desta 2ºfeira. Não foi a única rede inoperacional, também o Instagram e o WhatsApp entraram em colapso. Foi anunciado que o funcionamento normalizou já depois das 23h00 de 2ªfeira, mas na verdade subsistiram alguns problemas, nomeadamente nas partilhas de conteúdos entre diferentes redes sociais. O normal funcionamento só foi restabelecido esta manhã (3ºfeira, 5/10), pelo menos em Portugal.
Pode ter acontecido, mesmo à nossa frente (embora não consigamos ver nada) um grande ataque cibernético a estas redes sociais. Não é normal três aplicações ficarem paralisadas em simultâneo.
O Facebook e o Instagram usaram o Twitter para comunicar com os utentes.
O Facebook garantiu que está a trabalhar para normalizar a situação “o mais depressa possível”. Não refere as causas deste problema. Parece que têm problemas em evidenciar fragilidades no que diz respeito à segurança da rede. Um pouco à semelhança dos bancos que, quando são assaltados, nunca dizem quanto dinheiro desapareceu…
O Instagram também pede desculpas pelos inconvenientes. E pede a solidariedade dos utentes.
Além de Portugal, as anomalias foram registadas nos Estados Unidos, México, França, Roménia, Noruega, Geórgia, Grécia e Espanha.