Redes sociais atacadas

Texto atualizado às 08h30 de 5/10/2021

0
2177

O Facebook esteve em baixo desde as 16:00 desta 2ºfeira. Não foi a única rede inoperacional, também o Instagram e o WhatsApp entraram em colapso. Foi anunciado que o funcionamento normalizou já depois das 23h00 de 2ªfeira, mas na verdade subsistiram alguns problemas, nomeadamente nas partilhas de conteúdos entre diferentes redes sociais. O normal funcionamento só foi restabelecido esta manhã (3ºfeira, 5/10), pelo menos em Portugal.

Pode ter acontecido, mesmo à nossa frente (embora não consigamos ver nada) um grande ataque cibernético a estas redes sociais. Não é normal três aplicações ficarem paralisadas em simultâneo.

O Facebook e o Instagram usaram o Twitter para comunicar com os utentes.

O Facebook garantiu que está a trabalhar para normalizar a situação “o mais depressa possível”. Não refere as causas deste problema. Parece que têm problemas em evidenciar fragilidades no que diz respeito à segurança da rede. Um pouco à semelhança dos bancos que, quando são assaltados, nunca dizem quanto dinheiro desapareceu…

O Instagram também pede desculpas pelos inconvenientes. E pede a solidariedade dos utentes.

Além de Portugal, as anomalias foram registadas nos Estados Unidos, México, França, Roménia, Noruega, Geórgia, Grécia e Espanha.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here