China aposta em carros solares

0
952

Na China já estão a ser comercializados automóveis elétricos-híbridos movidos a energia solar. Custam pouco mais de 9000 euros.
É um passo importante para pôr fim à utilização de combustíveis fósseis e para tornar os veículos elétricos acessíveis.

Um desses automóveis é comercializado pela Pe-Road Industry. O veículo tem 4 lugares e utiliza energia elétrica armazenada numa bateria ou energia solar captada por painéis instalados no tejadilho. Tem uma autonomia de 500 km e uma velocidade máxima de 60. Alguns dirão que é lento, mas com as limitações de velocidade nos meios urbanos que serão impostas no futuro próximo, é mais rápido do que o necessário. Os painéis solares ajudam a manter a carga na bateria e prolongam a autonomia do veículo.

Há já outras empresas chinesas a desenvolver este conceito. Em teoria, a autonomia pode prolongar-se exponencialmente, dependendo apenas do funcionamento dos painéis solares e não do carregamento que se faça num posto abastecedor.
Não é o céu, mas podem ser as portas de um paraíso futuro.

Neste caso, o fabricante publica várias fotografias e vídeos.

O veículo não tem mau aspeto, é simples e funcional. Um carro chinês barato. Longe vão os tempos da China a fabricar chinesices.

Enganaram-se os americanos e europeus que queriam encher a China de automóveis ocidentais. Atualmente os chineses têm 19 marcas consagradas de automóveis.
Estão de parabéns. Mais parabéns ainda se os carros fabricados passarem a utilizar apenas energia solar.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here