Tal como está, a TVI não vai lá

3
30571


O programa “Cristina ComVida” é apresentado como uma “ideia original” de duas pessoas, uma das quais a própria Cristina Ferreira, embora não se perceba bem onde está a “ideia” digna de destaque, uma vez que se trata de um programa vulgaríssimo, sem qualquer aspecto digno de nota, susceptível de o classificar como “original”. 

Aquilo vive do improviso, de conversa da treta entre a apresentadora e uns cozinheiros que por lá vão passando (com a particularidade de quase nunca ficarmos a conhecer as receitas), assim como dos diálogos com o humorista Eduardo Madeira e com uns ilustres desconhecidos destituídos de qualquer característica de relevo, seja o catraio que gosta de dançar, a mulher das flores ou os gémeos com quem a apresentadora travou conhecimento no “Apanha se Puderes”. 

Mais interessantes, as conversas com a fadista Mariza, a propósito do filho que sofre de défice de atenção, com a “Pipoca Mais Doce”, com o dançarino deficiente ou com a actriz Maria do Céu Guerra. E aqui, há que reconhecê-lo, Cristina Ferreira revela alguma preparação para as conversas, além de deixar cair o tom histriónico que é a sua imagem de (má) marca. De notar, porém, que as conversas com a actriz Maria do Céu Guerra ou com a “Pipoca Mais Doce” decorrem da presença de ambas na antena da TVI. A mulher não dá ponto sem nó, como se vê, aliás, pelos rodapés, permanentes, onde se lê “Festa é Festa tem o melhor resultado desde a estreia!”

O que falta ao programa, assim como aos outros programas das manhãs e das tardes, são convidados que surpreendam. Sim, o País é pequeno, todos o sabemos. Mas há-de haver por aí muita gente interessante. Ponham a produção a trabalhar como deve ser. E o que se aplica ao “Cristina ComVida” também se aplica aos programas de informação do chamado “prime time”, com convidados que vão circulando regularmente de dois em dois anos. São sempre os mesmos, mete dó. Miguel Sousa Tavares tem arriscado e tem conseguido entrevistados fora da caixa interessantes, como aconteceu, há dias, com o produtor de vinho Pedro Garcias.Ora, sendo mais do mesmo, o “Cristina ComVida” não consegue impôr-se e suplantar o programa de Fernando Mendes, recordista de audiências na faixa horária 19h/20h há muitos e muitos anos.

Por falar em audiências, o “Jornal das 8” (TVI) deixou de constar do top dos programas mais vistos. Costumava andar entre os 5 mais vistos, mas, de repente, deu-lhe um treco e desapareceu. Resultado, eventualmente, da informação “popular” a que a TVI se tem dedicado ultimamente. Anda, agora, a fazer concorrência à CMTV. É outro campeonato. Menor, resultado da despromoção que a TVI infligiu a si própria.

Nuno Santos (director-geral da estação), continua calado como um rato. No que respeita à programação, ter-lhe-ão sido retirados, temporariamente, todos os poderes. Não lhe podem, nesta matéria, imputar responsabilidades, pelo que continuará com a fezada de que Cristina Ferreira se vai espetar.  O mesmo não se poderá dizer da Informação. Toda a estrutura hierárquica é dele. Tal como a política editorial. Tal como está, a TVI não vai lá.

(O autor também publica esta crónica no Jornal de Barcelos)

3 comments

  1. O Nuno Santos, um senhor televisão, desapareceu do mapa… Está na retaguarda a auxiliar a “queda”!
    Depois virá como “salvador da pátria”!
    Ahahahahahaha

  2. Mas essa rapariga percebe alguma coisa de TV? Nem é preciso, o Mário Ferreira foi buscá-la e paga-lhe milhões para obrigar o dono da Cofina a pagar o que ele pensava ter quase de borla. Teve azar, agora leva com a saloia se quiser ter uma TV. Eles bem guincham lá do Correio da Manhã. Bem podem ir ver se há fogo!

  3. Pois eu ao contrário de muitos avalio a audácia de Cristina Ferreira / tvi em fazer diferente 👏chega de imitações uns dos outros😕temos de inovar a TV pois neste momento as nossas vas gerações não se sentam para ver TV…e nós, ( a velha guarda ) precisa de ver novidades. O Cristina convida aproxima -se muito da nossa vida real, o receber de amigos, a conversa com vizinhos ..eu ESTOU A ADORAR ,vale o que vale….👏👏👏👏👏👏

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here