Publicidade ou burla

1
1356

A imagem e o nome de João Soares estão a ser usados para uma campanha publicitária de muito baixo nível.

O estratagema está montado no Facebook, não sei se noutras redes sociais também. Mas no Facebook aparece como artigo patrocinado. Ou seja, o Facebook ganha dinheiro com isto sem acautelar o conteúdo da história. Se fosse uma fotografia do quadro “La Belle Romaine” de Modigliani ou até mesmo da escultura Vênus de Willendorf (de autor desconhecido), lá vinha o algoritmo censório e o bloqueio por 30 dias ou mais. Mas se for apenas o bom nome de um cidadão, isso já não importa, desde que o abusador pague pela publicidade maldosa e enganadora.

O esquema que está a usar a imagem e o nome de João Soares pretende convencer os incautos a comprar bitcoins, uma moeda fictícia que não vale um chavo, mas com a qual se prometem lucros fabulosos.

Para tornar a coisa ainda mais convincente, associam a João Soares a imagem de outro ainda mais famoso, o humorista e apresentador de televisão Ricardo Araújo Pereira. É claro que não existe nenhum vídeo de João Soares a explicar como é bom comprar bitcoins, em vez disso há um relato escrito de uma pretensa conversa entre RAP e João Soares.

Acho estranho que alguém se deixe enganar com uma treta tão manhosa como esta, mas a verdade é que isto existe há muitos meses e quem a promove está a pagar. O que significa que está a ganhar com o esquema ou já teria desistido.

Também acho estranho que ninguém consiga fazer parar esta treta. Não me refiro apenas às pessoas cuja imagem está a ser associada abusivamente (acredito eu) a esta história, mas também às empresas que vivem de produzir publicidade. Isto é uma vergonha para os publicitários.

1 comment

  1. Oh Carlos Narciso, sejamos honestos, e o “dinheiro” quantos “chavos” vale? Concordo 100% com a sua opinião, mas o que se deve enfatizar, no meu entender, é a inimputabilidade dos novos gangsters da manipulação da “informação”, que actuam com o beneplácito dos poderes, na defesa dos seus “dinheiros”. Tenha um bom dia.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here