Quem ainda se lembrar do “Contra Informação” vai encontrar muitas semelhanças com os bonecos “Do Contra”. E não é por acaso. É a mesma fórmula de humor e sarcasmo na construção de ferozes críticas sociais e políticas na boca de bonecos manipulados.
Não se entende a razão de nenhum canal de televisão apostar neste modelo. É bom e não deve ser assim tão caro. A não ser que seja para evitar as polémicas surgidas no passado com o “Contra Informação” que talvez tenha sido um dos programas mais atacados por políticos e anunciantes, durante os 15 anos em que esteve no ar, tanto na SIC como na RTP (nem sempre com o mesmo nome, “Jornalouco”, “ContraPoder”, “Contra Informação”). Foi o tempo em que os principais protagonistas davam pelo nome de Bimbo da Costa, Acabado Silva ou Professor Martelo.
Não sabemos se Bimbo da Costa vai regressar com o mesmo nome, mas o Professor Martelo agora chama-se Marcelfie, em vez do Acabado Silva vamos ter o António Super Tosta. Mas apostamos que alguns dos bonecos de maior sucesso vão ser Marta Tremido, Cristina Malveira ou André Ditadura.
Como nenhum canal de televisão parece querer apostar numa fórmula de garantido sucesso popular, os bonecos voltaram apenas na net, alojados no site Sapo desde há uns dias.
![](https://i.imgur.com/6cYBU7B.jpg)