Já podemos sentar de novo nos bancos de jardins

0
986

A partir de amanhã, segunda-feira 15 de março, já pode voltar a sentar-se num banco de jardim. É o que está escrito no decreto-lei que regulamenta o novo estado de emergência.

Para os que não têm paciência de ir à procura do decreto-lei, transcreve-se o essencial: “permissão de permanência em parques, jardins, espaços verdes, espaços de lazer, bancos de jardim e similares”, apesar da gestão dos jardins ser uma responsabilidade atribuída às autarquias, o Governo decide assim reabrir esses espaços ao público. Até agora era apenas permitida a circulação pelos jardins, não sendo possível permanecer nesses locais.

Enfim, um pouco confuso, mas a finalidade era impedir a concentração de pessoas, o que se compreende. Mas nunca foi uma medida consensual. Por exemplo, a Câmara Municipal de Oeiras decidiu antecipar a permissão e anunciou, na sexta-feira passada, que o passeio marítimo e os espaços públicos ao ar livre, como o Parque Urbano do Complexo Desportivo do Jamor e jardins do concelho reabriam às 07:00 de hoje. Quem manda em Oeiras são os que lá estão, parece ser o lema da autarquia.

site da Câmara Municipal de Oeiras

O presidente da Câmara, Isaltino Morais, pediu “sentido de responsabilidade cívica aos munícipes” para evitarem “aglomerados excessivos” nestes locais que coloquem em causa a contenção da pandemia de covid-19.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui