Uma senhora árbitra de futebol

0
579

Sinceramente, não sabemos quem venceu o jogo Juventus – Dinamo de Kiev, jogo da Champions League da UEFA, esperamos que tenha vencido o melhor e que o melhor tenha sido a equipa italiana porque é lá que está o Cristiano Ronaldo e gostamos de ser solidários com todos os portugueses.

O que importa contar sobre esse jogo é que foi arbitrado por uma mulher, Stéphanie Frappart, a primeira mulher a arbitrar um jogo ao mais alto nível do futebol profissional.

Esta senhora já arbitra jogos de futebol há vários anos e desde 2011 que é árbitra da segunda liga do futebol profissional masculino em França. Stéphanie tem feito uma carreira segura na arbitragem, os interessados devem ler o que está na Wikipédia sobre ela, por exemplo.

Caíu assim mais um bastião do machismo no futebol. Nas redes sociais, o bom do Cristiano Ronaldo, que jogou esse desafio contra o Dínamo de Kiev, não faz uma única referência à árbitra ou ao trabalho desenvolvido por ela no campo. Se alguns podem entender que o silêncio se deve a despeito ou a desprezo, pode não ser assim. No Instagram de Stéphanie Frappard, por exemplo, ela partilhou a opinião de alguém que diz que quando não se fala no papel do árbitro num jogo é porque ele esteve bem e quando não se menciona que quem arbitrou foi uma mulher é porque ela pertence ao jogo.

Mas que ninguém tenha dúvidas. As dificuldades de Stéphanie para se impor num mundo quase misógino não vão ser poucas. Quando o público voltar às bancadas, serão maiores com toda a certeza.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here