Portugal contabiliza hoje mais 79 mortos relacionados com a covid-19 e 3.772 novos casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Relativamente aos internamentos hospitalares, o boletim epidemiológico da DGS revela que estão internadas 3.330 pessoas (menos oito), das quais 525 em cuidados intensivos, as mesmas de quarta-feira.
Venham as vacinas, já temos plano de vacinação
Formalmente, ainda não há vacina mas o Mundo inteiro prepara a logística para começar a vacinar a população o mais rápido possível. Portugal não foge a essa regra e o plano foi hoje apresentado.
A primeira fase da vacinação contra a covid-19 será administrada nos pontos de vacinação habituais dos centros de saúde, nos lares e unidades de cuidados continuados.
Para a primeira fase do plano de vacinação, que deverá decorrer entre janeiro e março de 2021, os pontos de vacinação foram definidos tendo em consideração os grupos prioritários no acesso à vacina: as pessoas com mais de 50 anos com patologias associadas, residentes e trabalhadores em lares, e profissionais de saúde e de serviços essenciais.
Por isso, a vacina será administrada nos cerca de 1.200 pontos de vacinação habituais dos centros de saúde, nos lares e unidades de cuidados continuados e no âmbito da medicina do trabalho para os profissionais dos serviços essenciais.