Governo insiste na App “Stayaway”

0
966

A ministra da Saúde diz que a aplicação para telemóveis “Stayaway Covid” já tem mais de 2 milhões e 400 mil downloads. A ministra acrescentou que o sistema da App tem 566 códigos de pessoas infetadas com covid-19.

Se os 2 milhões e 400 mil utilizadores já constituem um número interessante e um semi sucesso da App, o número de infetados que inseriram o código continua a ser irrelevante, uma vez que há cerca de  48.834 casos ativos de covid-19, segundo dados da Direção Geral de Saúde em 27 de outubro.

O uso desta App tem provocado alguma polémica entre os que acusam o Governo de querer vigiar a população através de meios eletrónicos, os que se sentem que se trata de uma violação da privacidade dos cidadãos e os que concordam com mais esta ferramenta no combate à pandemia. É suposto que esta App avise os seus utilizadores se estão demasiado perto de alguém portador do novo coronavírus. Para o sistema funcionar, além das pessoas terem de “baixar” a aplicação para os respetivos telemóveis, é necessário que os doentes introduzam um código que é suposto ser fornecido pelas autoridades sanitárias. No fim, é preciso que todos acreditem que a App tem condições para os proteger.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here