Cursos gratuitos na Universidade de Lisboa

0
290

Estudantes de línguas ou qualquer pessoa que queira aprender uma língua eslava, pode inscrever-se gratuitamente nos cursos da Universidade de Lisboa. O prazo para a inscrição termina no final de outubro.

Quais são as línguas eslavas? São o russo, búlgaro, polaco, esloveno, checo e servo-croata. Os professores são nativos desses países e os cursos são patrocinados pelas embaixadas respetivas porque “não querem que a cultura se pague”.

Quem quiser aprender alguma destas línguas aprenderá igualmente o alfabeto cirílico. Com a entrada da Bulgária na União Europeia, o cirílico tornou-se o terceiro alfabeto oficial da UE, além do latino e do grego.

São cursos de três anos, excepto o de russo que é mais longo. Os cursos foram pensados não só para estudantes portugueses mas, também, para filhjos de emigrantes que desejem aprender a língua dos pais. Em Portugal há grandes comunidades de russos e de ucranianos que falam igualmente russo.

A Universidade de Lisboa é a única em Portugal a oferecer estes cursos livres semestrais, que podem ser frequentados por alunos internos (de outros cursos) e externos.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here