As ruas pintadas de Lisboa

5
6164

Andam a pintar o asfalto das ruas da velha Lisboa. A iniciativa está a provocar celeuma nas redes sociais, muita gente não hesita em condenar os autores morais da pintura, mas também há quem goste. No rol das críticas, os argumentos são muitos e vão desde a opção estética até às questões ambientais.

A obra estava anunciada no site da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, onde se lia que “Lisboa está a adaptar-se à nova normalidade, com uma série de intervenções que garantem maior distância física nas ruas e passeios.” Isto é, as ruas pintadas serão a partir de agora exclusivamente para peões que, assim, não terão de se acotevelar quando por ali passeiam ou vão às compras. A ideia é dar espaço suficiente para o “distanciamento social”. Mas, ao mesmo tempo, anunciam-se esplanadas para os mesmos locais.

O projeto chama-se “A Rua é Sua”, é um programa municipal que diz promover “a mobilidade ativa, melhora o acesso ao comércio local e aumenta as áreas para esplanadas para garantir maior segurança”.

A Rua dos Bacalhoeiros é uma das novas ruas pedonais de Lisboa, vai ter a cor azul.

A obra será executada durante este fim-de-semana e, portanto, amanhã já poderemos pisar o chão azul.

A primeira das ruas a ser pintada foi a rua Nova do Carvalho. Ficou cor-de-rosa. No princípio estranhou-se, depois entranhou-se. Artigos em jornais estrangeiros teceram grandes elogios à ideia. Alguns dirão que se tratou de artigo pago pela edilidade lisboeta, mas isso é difícil de provar. A verdade é que, por exemplo, o The New York Times chamou à rua cor-de-rosa “uma das 12 ruas preferidas da Europa”.

O jornal The New York Times, acrescentava que a “Rua Cor-de-Rosa, habituada a receber a agitação noturna da de Lisboa, faz companhia a avenidas em Paris, Berlim, Milão ou Londres”.

Um pouco de exagero, talvez, mas que importa isso? A verdade é que a discussão está acesa. De qualquer modo, não é previsível que a pressão da opinião pública venha a conseguir mudar a cor às ruas pintadas de Lisboa.

5 COMENTÁRIOS

  1. a verdade é que é bonito mas depois???? quando chover ahahahah vai ser bonito o TEJO EM AZUL.Sou portista mas a cor azul no tejo penso que é uma grande asneira.Nao chega de poluir a atemosfera os rios jà estao o sufeciente poluidos TENHAO JUIZO

    • Parece que ainda não perceberam que são as cores do lobby lgbt!
      Em espanha puseram bandeiras nos ediícios públicos, aqui suja-se o chão e as águas residuais. E… será ue tais tintas não têm chumbo?!

  2. Mais ruas pedonais, o meu aplauso, tanto faz que sejam pretas, verdes, rosa ou azuis, precisamos muito de turismo, gente jovem divertida, de mente aberta e feliz, para calar os velhos do Restelo.
    Parabéns

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui