A Polícia de Segurança Publica realizou, esta madrugada, uma operação no Bairro da Quinta da Lage, na Amadora.
A polícia estava mandatada judicialmente para realizar buscas domiciliárias pela suspeita de crimes de roubo e tráfico de droga. Quatro pessoas ficaram detidas, três homens e uma mulher.
A polícia apreendeu réplicas de arma de fogo e objetos que evidenciam a ligação dos detidos a crimes de roubo e de roubo e tráfico de droga.
Todos os detidos têm antecedentes criminais, informou a PSP.
A Quinta da Lage é um bairro de autoconstrução e a Câmara da Amadora tem estado a implementar um Programa Especial de Realojamento, de modo a poder requalificar a zona.
As demolições começaram em junho de 2019, mas ainda não há acordo com muitos dos moradores do bairro para desocuparem as casas. Sempre que uma habitação fica desocupada é imediatamente demolida, de modo a prevenir que seja reocupada. Há cada vez mais casas demolidas, mas ainda faltam muitas para demolir.
Neste momento há ainda algumas centenas de famílias que ali residem, a maioria pessoas de poucos recursos financeiros. Sair do bairro implica procurar casa no mercado de arrendamento e, como todos sabemos, as rendas chegaram a níveis de especulação tal que a maioria das pessoas não consegue pagar. Esse tem sido um dos entraves à concretização do plano camarário, uma vez que as indemnizações propostas aos residentes não são suficientes para resolver o problema de habitação destas pessoas.