A crise está em cena

0
390

A crise no setor da Cultura já levou à criação de pelo menos dois grupos de ajuda alimentar, que começaram por Lisboa, mas nas últimas semanas ganharam núcleos no resto do país, e não sabem até quando terão de funcionar.

Os grupos em questão denominam-se NOS SOS – que se pode ler como “nossos” ou “Nós S.O.S” – e a União Audiovisual.

No caso do NOS SOS, promovido pela companhia de teatro Palco 13, o que começou como um plano de fazer duas entregas pontuais a profissionais do teatro, acabou por transformar-se em entregas semanais a qualquer profissional que tenha uma intervenção direta ou indireta num espetáculo.

Face ao quase inexistente apoio governamental ou mesmo autárquico aos profissionais do espetáculo, os promotores destas iniciativas dizem que mais do que uma crítica pública, o que mais interessa agora é agir. A crítica tem de continuar, as mudanças têm de acontecer, mas neste momento há pessoas que não podem esperar por essa mudança. E decidiram proteger essas pessoas que estão a passar necessidades neste momento.

No início, estipularam a campanha para apenas dois dias. Mas os pedidos não pararam e as doações têm continuado, e o movimento aumentou como uma bola de neve.

Quem quiser contribuir pode procurar por estas duas organizações informais nas redes sociais e estabelecer o contacto a partir daí.

A Palco 13 tem um site – www.palco13.pt – e uma página no Facebook; a União Audiovisual tem um grupo no Facebook, que é fechado mas basta pedir para aderir, e em breve terá uma página na mesma rede social.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here