MORRER NA PRAIA

0
2063

Uma baleia que deu à costa na praia da Fonte da Telha, em Sesimbra, deve ter sofrido uma colisão com algum navio. O animal apresentava sinais de fraturas, segundo informações prestadas por técnicos do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) enviados para o local.

Trata-se de um cachalote com 14,8 metros e um peso estimado de 15 toneladas. Um animal imponente que merecia outra sorte.

Não é invulgar acontecerem colisões de baleias com embarcações. Se for um navio grande, o choque é fatal para o animal.

Os velejadores que navegam pela costa portuguesa têm a oportunidade de avistar estes animais que se aproximam das embarcações sem receio. Por vezes aproximam-se demasiado. Há casos de veleiros terem sido atacados por orcas, por exemplo. Mas são acontecimentos raros. Normalmente, não há agressividade.

Neste caso, o cachalote encalhou na praia de manhã cedo, seriam umas 7 da manhã de sexta-feira. Nem a Capitania nem o ICNF conseguiram fazer alguma coisa para tentar safar o animal daquela situação.

Perante a inoperacionalidade dos marinheiros e especialistas, as pessoas que estavam na praia tentaram fazer alguma coisa. Um grupo reuniu esforços para empurrar a baleia para água mais profunda… mas, mesmo dentro de água, 15 mil quilos não se empurram assim e a baleia já estava moribunda, de qualquer modo. Acabou por morrer na praia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui