FOTOS DE TRUMP COM MENINAS

0
1325

Uma reportagem publicada em 2020, relatava uma série de relações perigosas de Donald Trump com pessoas que acabaram por ser condenadas por abusos sexuais ou prostituição de jovens. Os factos reportavam-se aos anos 90, quando Trump esteve muito empenhado na organização de concursos de beleza, agências de modelos e programas de televisão.

Nada que tenha impedido Trump de vencer eleições e ser Presidente dos EUA, pela primeira vez, em 2017. Mas as histórias de meninas abusadas sexualmente foram suficientes para condenar alguns dos sócios e amigos de Trump.

Trump passou por tudo entre os pingos da chuva. Mas o rasto que deixou continua hoje a ser investigado. É o que se está a passar agora, de novo, depois do jornal Wall Street Journal ter publicado parte de uma carta de Trump para Jeffrey Epstein, pedófilo condenado, encontrado morto na cela da prisão onde cumpria pena. O relacionamento de Trump com Epstein é indesmentível e avolumam-se as suspeitas de envolvimento do atual Presidente dos EUA nos esquemas pedófilos de Epstein. A Justiça americana já está envolvida. As investigações estão em curso.

A 1ª fotografia

Depois de termos publicado um primeiro artigo sobre este tema, enviaram-nos fotografias que pretendem demonstrar que Trump se envolvia sexualmente com crianças. A primeira foto foi enviada através do Messenger e mostra Trump com a mão na perna de uma menina ainda adolescente, com Epstein em segundo plano. A imagem é bastante sugestiva, mas poderia não ser verdadeira. Hoje é demasiado fácil adulterar fotografias ou até construir fotografias com cenas que nunca foram fotografadas.

Analisada a imagem, verificámos que não tem metadados EXIF, o que é normal em imagens provenientes de captura de ecrã ou partilhadas pelo WhatsApp, por exemplo.

A pesquisa efectuada não encontrou esta imagem em qualquer arquivo na NET o que é estranho, até porque a imagem parece ter sido registada no decorrer de um evento com bastantes pessoas. Em segundo plano está Epstein. Pode ser uma fotografia escondida há muito tempo e que, agora, foi libertada para causar dano. Não sabemos. Não há sinais evidentes de adulteração fotográfica.  Exceptuando as setas e o quadro a vermelho (que pretendem chamar a atenção para pormenores da fotografia considerados relevantes), não há indícios óbvios de manipulação grosseira (como colagens mal feitas, distorções anatómicas, sombras impossíveis, etc.). A imagem aparenta ser uma reprodução de uma fotografia autêntica, embora editada com anotações (setas e moldura) e bastante comprimida. A pose das pessoas parece natural, com luz e perspetiva coerentes, algo difícil de replicar com montagem mal feita ou IA rudimentar.

Portanto, embora não possamos garantir com 100% de certeza a autenticidade da imagem por falta da versão original em alta qualidade ou de metadados confiáveis, não encontrámos evidências de falsificação digital.

A 2ª fotografia

A segunda imagem é, também, bastante sugestiva. Trump e uma menina estão abraçados, peito com peito, ela tem a mão direita entalada entre a parte superior do braço e o torso de Trump. Podem estar a dançar.

Tal como na imagem anterior, esta fotografia também não contém metadados EXIF. Foi encontrada numa publicação no Facebook. Deve ser uma imagem cropada (cortada), editada, comprimida e provavelmente reenviada várias vezes através das redes sociais.

Os rostos estão ligeiramente suavizados, como se tivessem passado por filtro de embelezamento ou resultassem de uma imagem antiga aumentada artificialmente. A iluminação e as sombras no rosto e nas roupas parecem coerentes entre as duas figuras. Não se detetam falhas evidentes de colagem ou sobreposição mal feita.nNão há distorções anatómicas típicas de imagens geradas por IA (como mãos deformadas, texturas incoerentes, olhos desalinhados).

Esta imagem também pode ser autêntica. Nada aponta de forma inequívoca para montagem ou falsificação, mas a ausência de metadados e a aparência processada do rosto sugerem tratamento digital posterior.

Fiz uma pesquisa reversa das imagens e encontrei diversas fotografias antigas de Donald Trump em que ele aparece com outras mulheres jovens, incluindo algumas com Ivanka Trump (filha).

Comparando as imagens inequivocamente reais e esta, ficámos quase certos que estamos diante de imagens autênticas do início da década de 1980, possivelmente registadas em eventos sociais, e não de produções geradas por IA.

Quer isto dizer que Trump é pedófilo? Não. Quer apenas dizer que a suspeita deve ser investigada.

Quanto à reportagem que mencionámos no início deste artigo, começa mais ou menos assim:

fonte Teen models, powerful men and private dinners: when Trump hosted Look of the Year | Donald Trump | The Guardian

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui