Hussam, o ‘Newton de Gaza’

É um miúdo de 15 anos que se tornou famoso no meio da desgraça que se abateu sobre a Faixa de Gaza.

0
1311

Hussam Al-Attar vive com familiares numa tenda fornecida por uma ONG humanitária em Rafah, no sul da Faixa de Gaza. Quando havia escolas em Gaza, já lhe tinham notado jeito para as tecnologias, era bom a matemática e gostava de físico-química.

No campo de refugiados não há nada. Nem escola, nem comida, nem água potável, nem eletricidade. Em vez de se deixar abater por tantas adversidades, o jovem Hussam começou a matutar em como fazer para resolver algum desses problemas.

Nos escombros das casas destruídas, foi encontrando peças que poderia reutilizar. Assim, juntou duas ventoinhas que pertenceram a aparelhos de ventilação, fio elétrico, interruptores, baterias e tudo o mais que foi necessário para construir um sistema de produção e energia eólica.

Através do infalível método de tentativa e erro, a engenhoca funcionou. Hoje, a tenda da família Al-Attar tem luz elétrica à noite. A notícia correu célere pela comunidade, Hussam passou a ser conhecido pela alcunha “Newton de Gaza” e, se quiser, pode pensar em montar um negócio de produção de energia elétrica. Clientes não faltarão.

Hussam viveu até hoje e fez o que aqui se conta. Muitos outros, igualmente promissores, já se perderam nesta guerra.

Esta história foi difundida pelo fotojornalista Ibraheem Abu Mustafa que trabalha para a Reuters, em Gaza. No Instagram podem ver alguma coisa do trabalho que ele tem realizado desde 2016. Sim, o conflito com Israel vem de longe… Em 2021 venceu um prémio de reportagem de guerra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui