“PRENDA DE ANO NOVO” PARA POBRES E DESEMPREGADOS

Até mesmo as boas notícias são melhores para uns que para outros. As prestações sociais vão aumentar, mas aumentam mais para os que menos precisam. É sempre assim.

0
589

Mais uma boa notícia para os pobres e desempregados deste país. A partir de 1 de janeiro, o Indexante de Apoios Sociais (IAS) passará a ser de 480,43 euros (o valor atual é 443,20 euros). 

O IAS serve de referência a vários apoios e prestações sociais, entre as quais os valores mínimo e máximo do subsídio de desemprego. Assim, o valor máximo do subsídio de desemprego aumenta 93 euros, para 1.201,08 euros. E o valor mínimo do subsídio de desemprego passa para  552,49 euros (hoje é de 509,68 euros), num aumento que vale menos de 43 euros.

Talvez não fosse também má ideia o Governo diminuir este fosso entre desempregados “gordos” e desempregados “magrinhos”. Talvez não fosse má ideia o valor das prestações sociais aumentar bem acima dos valores da inflação, sob pena dos aumentos não significarem mais do que a manutenção do estado de pobreza do cidadão. Mas há mais natais até ao fim da legislatura.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here