O fim da ilusão para as famílias e empresas!

Artigo de opinião.

0
680

As famílias portuguesas já perceberam que o custo de vida não para de aumentar de dia para dia, quando chegam às caixas dos supermercados. Já nem sequer querem ouvir mais explicações para esta realidade! Querem soluções!

Já existem muitas que estão a deixar de comprar alimentos que antes compravam, porque o dinheiro já não chega para manter uma alimentação diversificada.

Os 125€ ainda não chegaram a muitas pessoas, pois se tivessem chegado, já podiam comprar as prendas de natal antecipadamente, antes do colossal aumento que aí vem em todos os artigos e alimentos, para a ceia tradicional e para a troca de prendas, na noite de 24 de dezembro.

Devem ser adotadas medidas de emergência de apoio às famílias a curto espaço e não a médio prazo! Esta semana ouvimos que as taxas de juro do BCE vão subir novamente. Esta saga ainda não tem qualquer fim programado à vista!

As empresas vivem na incerteza a menos de 2 meses do fim do exercício económico 2022! Algumas delas infelizmente, já não podem abrir portas em 2023! É certo que o desemprego vai aumentar! As empresas nunca precisaram de tanta ajuda do Estado como agora, porque mesmo as que estavam muito bem, hoje também estão menos bem financeiramente!

A saúde mental das pessoas está cada vez mais afetada! Primeiro com uma pandemia que nos enclausurou dentro de casa, fez-nos gastar mais dinheiro na compra dos acessórios de proteção individual de cada cidadão, contra a COVID-19! Agora mais ainda com esta escalada sem fim de preços!

Mas, a COVID-19 está aí novamente para limitar na nossa “liberdade”, mesmo até a de expressão sobre a doença, nomeadamente nas redes sociais, limitando ou até eliminando qualquer contraditório, ainda que bem fundamentado cientificamente! Não podemos voltar aos tempos do “antigamente”!

E este fim de semana vai decorrer de 28 sexta feira a dia 30 domingo, em Fátima, um Congresso Internacional sobre Gestão de Pandemias/Saúde. Uma Conferência Médico-Científica, uma grande oportunidade para ouvir, aprender e falar num debate aberto a qualquer pessoa, já que tem oradores com prémios nobel atribuídos nas diversas áreas temáticas da sociedade e com grandes provas dadas.

Só bem informados podemos dar uma opinião mais coesa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui