O FIM DO DIESEL E DA GASOLINA, nos automóveis

0
1200

O ano de 2035 marcará o fim da produção de automóveis com motores de combustão. A não ser que se invente algum combustível que permita continuar a usar esses motores sem libertação de carbono, a eletrificação é o caminho indicado.

A medida que foi hoje aprovada pela União Europeia representa a mudança mais significativa sobre o automóvel desde a sua invenção há mais de um século.

Na verdade, os principais fabricantes de automóveis do mundo já andam a preparar esta mudança há uns anos. A adaptação da indústria terá custos, fábricas poderão encerrar, mas ninguém foi apanhado de surpresa.

Claro que quem tem carros com motores de combustão poderá continuar a circular com eles, mas é previsível que aumentem significativamente as dificuldades de abastecimento (pela redução de postos e pelo aumento do preço dos combustíveis) e que aumentem, igualmente, as dificuldades na manutenção desses veículos.

A Europa vai, assim, acelerar a eletrificação automóvel e obrigar a indústria a reorientar os seus investimentos para essa área.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here