TAP ATACADA POR PIRATAS INFORMÁTICOS

0
1086

Apareceram em 2020 e chamam-se Ragnar Locker. É um gang do cibercrime. Atacam empresas, roubam dados confidenciais, pedem resgate. Vivem disso.

O FBI (polícia federal dos Estados Unidos) anda atrás deles, mas ainda não os apanhou. Há já dezenas de vítimas deste grupo, quase sempre empresas dos setores da finança, energia, até ministérios de diferentes governos da Europa e América. O mais recente ataque dos Ragnar Locker foi a TAP.

A transportadora aérea portuguesa assumiu o ataque, mas minimizou-o em público. Diz que os estragos foram controlados.

comunicado da TAP no Twitter

Os piratas desmentem a TAP. Dizem que têm centenas de Gigabytes de dados retirados dos computadores da TAP. E mostraram uma imagem que indicia o que afirmam: uma folha excell com o que parece ser informação de clientes roubada dos servidores da TAP, incluindo nomes, datas de nascimento, e-mails e endereços.

Não é a primeira vez que este grupo de piratas informáticos ataca empresas portuguesas. A EDP foi alvo de um ataque informático à sua rede corporativa em 13 de abril de 2020. Na altura, a empresa teve dificuldades nos serviços e operações. Os piratas informáticos exigiram um resgate de 10 milhões de euros, ameaçando entregar a informação roubada aos concorrentes. A EDP nunca confirmou ter pago esse resgate.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui