ACABAM QUASE TODAS AS TAXAS MODERADORAS NA SAÚDE

0
787

A decisão de acabar com as taxas moderadoras na saúde é uma boa medida. Os portugueses só podem estar contentes, exceto aqueles que são acionistas de hospitais privados. Ou aqueles que são comissionistas de seguros de saúde. Todos os outros estão contentes.

É verdade que os ricos também ficam isentos do pagamento das taxas moderadoras, o que pode ser considerado uma injustiça. Ainda não é desta que os ricos pagam a crise. Mas dificilmente eles irão para a fila das urgências dos hospitais públicos. Não nos iremos cruzar com eles.

Há ainda uma nuance que implica o pagamento das taxas. Se formos à urgência sem aval prévio do SNS24, a taxa será paga. É o truque para aliviar a pressão nas urgências hospitalares. As pessoas serão obrigadas a passar pelo crivo dos centros de saúde. Esperemos que essas estruturas aguentem. Mas vão surgir problemas. Muitos centros de saúde funcionam com horário de escritório. Quem tiver uma dor depois das 18 horas vai ter de se agarrar ao telefone para falar com o enfermeiro de serviço no SNS24.

O fim das taxas moderadoras é uma decisão sensata e da mais elementar justiça. Afinal de contas, a taxa era uma espécie de duplo imposto. Porque tudo o que está no SNS foi com recurso aos impostos que todos pagamos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui