Sintra, maçon faz apelo público para ajudar outro homem

0
967

O ator Guilherme Leite pertence à Maçonaria Portuguesa, mais concretamente a uma das Lojas do Grande Oriente Lusitano. Ele nunca o escondeu, embora também nunca tenha feito alarde dessa filiação. Até hoje, quando no Facebook da Saloia TV fez, em direto, um apelo maçónico para ajudar Manuel Ildefonso, sem-abrigo que vive há três anos na rua em frente à Câmara Municipal de Sintra.

vídeo

O caso de Manuel Ildefonso é paradigma da ausência de empatia de um presidente de Câmara para com um munícipe. Ildefonso luta pela atribuição de uma habitação social há anos, desde que ficou sem casa, depois de ter sido despejado, na sequência de ter ficado desempregado por motivos de saúde. Ildefonso tem uma doença do foro oncológico.

No protesto que leva a cabo, Ildefonso tem notoriamente irritado os poderes autarquicos que não hesitam em exercer as maiores brutalidades sobre um homem que não se consegue defender dessa força bruta. Agentes da Polícia Municipal têm, sistematicamente, subtraído a Manuel Ildefonso todos os parcos haveres que ele mantinha em sua posse: manta, chapéu de sol, rádio transistor, balde de plástico, banco de plástico, cartazes onde exibe o seu protesto, bicicleta e, até agora, dois automóveis velhos em que ele dormia para não ter de dormir no chão de pedra da calçada. O primeiro carro era dele, o segundo foi-lhe oferecido meses depois do primeiro ter sido rebocado.

Hoje, Manuel Ildefonso não tem nada com que se tapar do frio, não tem abrigo da chuva, nada que suavize a dureza do chão onde se deita à noite.

Os autarcas de Sintra não têm alma. Podem ter conforto, mas também têm o desprezo de muito boa gente.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here