Começa a tomar forma a ideia de baixar o limite de velocidade para os 30 quilómetros por hora, nas zonas urbanas. Hoje, o Parlamento Europeu aprovou um relatório onde se recomenda a adoção dessa medida, com vista a reforçar a segurança rodoviária.
Em concreto, pede-se a adoção de medidas como uma velocidade máxima de 30 km/h em zonas residenciais e com um elevado número de ciclistas e peões, argumentando que o excesso de velocidade é um fator determinante em cerca de 30% dos acidentes rodoviários mortais.
O limite de velocidade nos 30 quilómetros por hora é apenas uma das medidas propostas. O mesmo documento contém também recomendações quanto à tolerância zero para a condução sob efeito do álcool.
Em Portugal morre-se muito na estrada
A verdade é que, todos os anos, morrem em média 22.700 pessoas nas estradas e ruas europeias. Lamentando que o objetivo de reduzir para metade o número de mortes na estrada entre 2010 e 2020 não tenha sido cumprido, os eurodeputados defendem agora ações concretas para inverter esta situação que, além do número de mortes referido, provoca ainda 120.000 ferimentos graves, muitos deles incapacitantes para o resto da vida dos sobreviventes desses acidentes.
Em 2020, a média de mortes nas estradas e ruas europeias foi de 42 por milhão de habitantes. A Suécia é o país com a média mais baixa, apenas 18 vítimas mortais por um milhão de habitantes, enquanto Portugal continua bem acima da média europeia, com 52 mortes por um milhão de habitantes.



Normal acontecer isto em portugal nao a dinheiro para reparacao da viatura bons pneus etc etc.
O povo desconta mas as estradas sao uma miseria das miserias..
O povo ira ficar mais selvagem com medidas que nao fazem sentido nenhum
Radares sinalizacao desnecessaria se passar para 30 kilometros vai ser lindo nas grandes cidades!
Apostem nos transportes publicos com fartura isso sim…
Meu amigo. Você não tem carta de condução ou então tem a memória curta. O código diz explicitamente que a condução deve ser adaptada às condições da estrada. Se a estrada não permite com segurança andar a mais de 50k por que culpa os outros por você abusivamente conduzir numa estrada dessas a 100k?. As estradas estão más? Certo. Pode ter razão. Mas não foi a estrada que causou o acidente foi o condutor que não soube conduzir nela. Simples como saltar à corda…
Se reparar melhor, há de ver que o limite de 30 não é para estradas, apenas para ruas de bairros onde seja necessário acautelar a segurança, por causa das crianças, por exemplo. Se quiser transpor isto para Portugal, venha dar uma volta por Mafra e redondezas para ver arruamentos sem passeios onde as pessoas têm de concorrer com os carros quando vão a pé a qualquer lado. Os carros passam a 50 (muitas vezes mais rápido ainda) a meio metro dos peões… e os acidentes vão acontecendo.
se ler este artigo que publicámos há uns tempos https://duaslinhas.pt/2021/08/velocidade-maxima-30km-h-nas-ruas-das-cidades/ fica a saber que em várias cidades europeias este limite já está implementado, nas ruas de bairros em que isso se justifica. Ou seja, a medida poderá ser bastante benéfica porque vai proteger crianças, peões e animais em bairros residenciais, nas zonas de escolas, etc. No resto das vias, não faz sentido aplicá-la e certamente não será aplicada. Agora, se reparar bem, se entrar em Lisboa durante o dia de semana, qualquer dia, não consegue circular a mais do que 30 kms hora porque o trânsito não anda mais depressa. Muitas vezes, anda mais devagar ainda.
Na Alemanha já existe há anos essa medida, e quem não cumprir os (blitz) fazem o resto, multas altas e pontos na carta de condução.