Senhoras e senhores!, o espetáculo continua

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Desde março que um grupo informal de trabalhadores dos espetáculos presta ajuda a cerca de 250 famílias de colegas que estão a passar dificuldades devido à falta de trabalho.

A União Audiovisual (assim se chama este coletivo de trabalhadores) surgiu depois da paralisação forçada da atividade cultural por causa da pandemia covid-19 e tem vindo a alargar o âmbito de ação, contando atualmente com quase 20 pontos fixos de recolha de bens alimentares em todo o país.

Este trabalho voluntário possibilita a distribuição de cabazes alimentares a 250 famílias, a maioria dos quais em Lisboa. E o número de pedidos de ajuda não cessa de crescer.  Em junho havia 160 famílias a receber esta ajuda, hoje são já 250. E há sempre gente a bater à porta.

Entre os profissionais apoiados “há sócios-gerentes que ainda não tiveram apoio, trabalhadores independentes que tiverem apoio em junho e agora não têm, há uns que tiveram agora e que não tiveram no início [da pandemia], e há uns que ainda não conseguiram ter nada” de apoios sociais anunciados pelo Governo, segundo declarações de Ricardo Queluz, um dos organizadores deste coletivo em declarações à agência Lusa.

A União Audiovisual está a apoiar desde técnicos de som, trabalhadores de espetáculo, artistas de teatro, cabeleireiras de programas de televisão e de cinema. “Estamos a falar de tudo o que esteja dentro do audiovisual” e cujo trabalho foi afetado, por ter sido cancelado, suspenso, adiado, por causa das medidas restritivas para conter a pandemia da covid-19.

Atualmente, existem pontos de recolha de alimentos em Évora, Aljezur, Faro, Olhão, Ponta Delgada, Coimbra, Lisboa, Queluz, Amadora, Pinhal Novo, Montijo, Almada, Feijó, Corroios, Caldas da Rainha, Peniche e Porto.

Além da recolha regular de bens alimentares nestes pontos fixos ou em espetáculos que se associam à UA, têm acontecido ações esporádicas de apoio aos profissionais. Uma delas, que arranca hoje, é o lançamento de uma plataforma ‘online’, temporária, de venda de produtos de ‘merchandising’ de artistas e de festivais e outros eventos marcados para este ano e que não aconteceram.

Na plataforma www.uncancel2020.pt estão disponíveis para venda mais de 2.500 artigos de bandas como Da Weasel e Um Corpo Estranho, de festivais como Rock in Rio, Alive e Paredes de Coura, e de marcas como a Worten e a Super Bock.

A iniciativa foi lançada pela agência Stream and Tough Guy, os artigos estarão à venda até 15 de dezembro e todas as receitas serão convertidas em cartões alimentares a distribuir através da União Audiovisual.

Quem quiser ajudar, ou precisar de ajuda, pode contactar a União Audiovisual pela Internet, a partir da página uniaoaudiovisual.pt.

Além da União Audiovisual, também a companhia de teatro Palco 13, com sede em Cascais, lançou uma campanha de angariação de bens alimentares e donativos para apoiar profissionais do setor, intitulada “Iniciativa nosSOS”, que foi concluída no final de outubro.

Segundo informação divulgada na página oficial do Facebook, foram distribuídos 263 cabazes ao longo de seis meses: “Esta iniciativa esgotou o valor dos donativos que foram feitos ao longo destes últimos meses e por essa razão, termina também esta ação, que só foi possível graças à generosidade e união de todos”, lê-se na página do Palco 13.

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