Covid-19: 21 mortes, 3669 infetados, 72 concelhos de risco elevado

0
1675

Portugal regista hoje o valor diário mais elevado desde o início da pandemia covid-19, com 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

Segundo o documento da autoridade sanitária, mais de metade dos novos casos (60,3%) foram detetados na região Norte de Portugal. O relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24h00 de ontem, indica que a região Norte é também a que regista o maior número de mortes relacionadas com a pandemia, com 1.012 óbitos (+11 do que ontem), seguida de Lisboa e Vale do Tejo (919 +6), Centro (291 +1) e Alentejo (35 +2). Pelo menos 25 (+1) mortes foram registadas no Algarve. Há ainda 15 mortes contabilizadas nos Açores. Na Madeira não há registo de óbitos associados à doença.

Em todo o território nacional, há 1.455 doentes internados, mais 37 que ontem, e 221 em unidades de cuidados intensivos, mais 23 do que na sexta-feira. Se os hospitais continuarem a receber doentes a este ritmo, dentro de dias estarão à beira da ruptura.

72 concelhos onde o risco de contágio é maior

Portugal tem pelo menos 72 concelhos com risco “muito elevado” de infeção pelo novo coronavírus. Em duas semanas, estes concelhos registaram mais de 120 novos casos por 100 mil habitantes, valor a partir do qual os especialistas acreditam entrar-se em alerta vermelho de propagação da pandemia.

Os 72 concelhos com risco muito elevado em ordem decrescente de incidência de infeções: Paços de Ferreira, Lousada, Bragança, Alvaiázere, Porto, Montalegre, Alcoutim, Mogadouro, Paredes, Pinhel, Felgueiras, Vizela, Góis, Marco de Canaveses, Penafiel, Arruda dos Vinhos, Valongo, Cinfães, Lisboa, Loures, Vila Flor, Sintra, Amarante, Cascais, Esposende, Vila Pouca de Aguiar, Guimarães, Vila Real, Alfândega da Fé, Santo Tirso, Resende, Borba, Vila Franca de Xira, Beja, Matosinhos, Ribeira de Pena, Odivelas, Lagos, Alter do Chão, Castelo de Paiva, Maia, Vila Verde, Castro Marim, Amadora, Mafra, Mêda, Seixal, Oeiras, Alenquer, Odemira, Penamacor, Entroncamento, Almada, Póvoa de Varzim, Vila Nova de Gaia, Vila do Conde, Albufeira, Macedo de Cavaleiros, Fafe, Póvoa de Lanhoso, Sernancelhe, Valença, Vinhais, Gondomar, Alcochete, Vila do Bispo, Tabuaço, Cantanhede, Valpaços, Guarda, Constância e Vila Nova de Famalicão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui