A CRECHE

A rede pública de creches e infantários não chega para as encomendas, apesar do baixo nível de natalidade entre os portugueses. Agora imaginemos que as famílias voltavam a ser numerosas, como dantes... Para colmatar as deficiências da rede de creches, a chamada sociedade civil, os movimentos associativos, dão o contributo possível. É o caso da história que vamos contar.

1
420

Encontra-se atualmente em execução a construção da nova Creche e Jardim de Infância do Centro D. Bosco, que terá capacidade para 136 crianças dos 4 meses aos 3 anos e 50 crianças dos 3 aos 6 anos, reforçando significativamente a oferta de Creche e Pré-escolar no concelho.

A ideia e a vontade pertencem à Associação dos Antigos Alunos Salesianos do Estoril. Gente “antiga” mas muito ativa. O que os move é a vontade de contribuir, uma associação sem fins lucrativos. Atualmente, reúne cerca de 600 antigos alunos e 300 simpatizantes, abertos à participação de antigos alunos da Escola Salesiana do Estoril, da própria Associação ou de outras instituições salesianas do concelho de Cascais.

A ideia de construir uma nova creche tem esta numerosa paternidade, mas precisou da ajuda da autarquia de Cascais, como é evidente. Aliás, a contribuição autárquica tem sido uma constante. Começou logo em 1986 com a cedência de um terreno onde se construiu o Centro Social D. Bosco. A primeira creche foi inaugurada em 1997, hoje colhe diariamente cerca de 170 crianças em Creche, Berçário e Pré-escolar, apoiadas por uma equipa de 30 colaboradores e disponibiliza diversas infraestruturas educativas, desportivas e culturais.

Com o aumento das necessidades das famílias e a elevada procura por respostas educativas na primeira infância, a Associação decidiu avançar com a criação de um novo equipamento. O processo deu os passos essenciais: a Câmara Municipal de Cascais confirmou a viabilidade de construção a 27 de outubro de 2019; em 30 de janeiro de 2020, foi submetida a candidatura n.º 4901 ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES); e, em 23 de julho de 2021, foi celebrado o contrato de comparticipação financeira com o Instituto da Segurança Social. A obra está prestes a ser concluída. A nova Creche e Jardim de Infância do Centro D. Bosco, que terá capacidade para mais 136 crianças dos 4 meses aos 3 anos e 50 crianças dos 3 aos 6 anos, reforçará significativamente a oferta de Creche e Pré-escolar no concelho de Cascais.

Estamos a falar de um investimento total de cerca de €4.800.000, sendo a Associação dos Antigos Alunos Salesianos do Estoril o principal financiador da obra. O projeto conta ainda com apoio financeiro do Programa PARES do Instituto da Segurança Social e da Câmara Municipal de Cascais, que, além do apoio direto, prestou também colaboração no lançamento do concurso público da empreitada, permitindo viabilizar e acelerar o processo. Prevê-se a conclusão da obra em março de 2026 e o início de atividade em setembro.

Fica aqui um bom exemplo de cooperação entre a vontade dos antigos alunos dos Salesianos do Estoril e o cumprimento da missão das instituições públicas que têm o dever de apoiar.

1 COMENTÁRIO

  1. Grata José d’Encarnação. Também lá está o teu contributo.
    Não fora a sociedade civil e os movimentos associativos a ela ligados, e mais ainda ficaria por fazer no domínio da assistência social.
    De facto dar vida a uma Creche e Jardim de Infância que absorve mais de uma centena de crianças, é um feito notável que merece aplauso. Assim acontecesse na área da dita Terceira Idade, em que a especulação é vergonhosa e a carência de espaços dignos para cidadãos de menores recursos é gritante, num país de população envelhecida, como aqui é lembrado.
    Vêm-me sempre à ideia os trabalhos do médico psiquiatra Jacob Levy Moreno, que tanto falam de sociedades bem fortalecidas por crianças (futuros homens e mulheres) robustas emocionalmente, das abordagens histórico-sociais da criação destes equipamentos para pais e mãe trabalhadores, que produziam mais sem angústias de não saberem onde colocar as crianças.
    Muito êxito para este projecto e que os futuros utentes da Creche e Jardim de Infância do Centro D. Bosco sejam felizes sempre, desde esta primeira fase da vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui