O BIG BROTHER FALA MUITAS LÍNGUAS

0
437

O romance “1984”, de George Orwell,  está no primeiro lugar do top 10 livreiro na Rússia. Não nas vendas em papel e capa dura, mas nas obras vendidas online para download.

O romance é o download de ficção mais popular de 2022 na plataforma do livreiro online russo LitRes, e o segundo download mais popular em qualquer categoria, informou a agência de notícias estatal Tass.

Há quem veja nisto um sinal da revolta que deverá estar a dilacerar a sociedade russa e, consequentemente, o regime liderado por Putin.

O romance de Orwell foi publicado em 1949, após a derrota da Alemanha nazi e quando começava a Guerra Fria do ocidente contra o ex-aliado Josef Stalin. O livro foi banido na União Soviética em 1988, era já uma obra literária muito popular no ocidente.

Orwell disse que tinha usado a ditadura de Stalin como modelo para o culto da personalidade do Big Brother. Na história, existe uma “polícia do pensamento” que vigiava a implementação do conceito “A guerra é paz, a liberdade é a escravatura”.

Os arietes da política ocidental traçam já paralelismos com o Governo de Putin, os opositores envenenados, encarcerados e os meios de comunicação controlados.

Claro que a invasão da Ucrânia levou a novas leis que, por exemplo, tornaram um crime publicar qualquer informação sobre a guerra que esteja em desacordo com declarações oficiais. O Kremlin evita a própria palavra “guerra”, referindo-se, em vez disso,  a “operação militar especial”.

Mas também é verdade que a Ucrânia ilegalizou todos os partidos políticos da chamada esquerda, persegue os opositores de Zelensky, exibe na via pública alegados apoiantes da Rússia amarrados a postes, tortura prisioneiros políticos e abate soldados inimigos rendidos.

E também é verdade que no ocidente se proibiram os media russos e nas redes sociais se travam, através de filtros, todas as mensagens que pretendam revelar o que se passa no lado de lá da guerra.

Ou seja, o livro de Orwell deveria ser, também por aqui, obra a reler. O Big Brother fala muitas línguas.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here