COMBUSTÍVEIS VOLTAM A SUBIR

O gasóleo simples vai ficar a 2 € por litro e a gasolina 95 a 2,003 € por litro. A desculpa para o novo aumento é a do costume, o aumento do preço na produção, embora permaneça o mistério sobre a rapidez com que o custo se reflete na venda ao consumidor.

0
787

Os produtores de petróleo e as grandes empresas petrolíferas devem adorar guerras e instabilidade política. Para eles, é a oportunidade de subverterem todas as regras de mercado e combinarem jogo para aumentar o preço do produto.

Este fim-de-semana os postos de abastecimento de combustível estiveram a trabalhar a 100%. Numa ronda feita na zona suburbana a norte de Lisboa verificamos isso mesmo. Sempre filas em todos os pontos de abastecimento.

Segundo nos relatou um dos funcionários de uma gasolineira, ao contrário do que é habitual, a grande maioria dos clientes atestou os depósitos. Muitos levaram jerricans de 5 ou 10 litros para poderem armazenar mais algum combustível. O facto de estarmos numa altura do mês em que a maioria das pessoas já recebeu salário, permite este “investimento” com vista a uma pequena poupança no futuro próximo.

“O patrão deve estar a adorar, há muito tempo que o negócio não rendia tanto”, disse-nos um funcionário de uma gasolineira de Odivelas que acrescentou, no entanto, que “o pior é que me farto de trabalhar e ganho o mesmo”.

Para diminuir o impacto negativo deste aumento dos preços, o Governo mantém em vigor o Autovoucher, que apoiou a compra de combustíveis com 22,7 milhões de euros só este mês. Este mês a transferência máxima será de 20 euros para os contribuintes que efetuem consumos nos postos de abastecimento aderentes, desde que estejam inscritos na plataforma IVAucher/Autovoucher. Um aumento significativo face aos cinco euros mensais com que a medida foi inicialmente desenhada

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here