Covid-19: quatro mortes e uma vacina obrigatória

0
1219

Verifica-se uma ligeira tendência para o aumento dos números relativos à evolução da pandemia covid-19 em Portugal. Hoje, por exemplo, há registo de 4 mortes e 219 novos casos confirmados de infeção em relação a ontem.

A região de Lisboa e Vale do Tejo registou três óbitos nas últimas e 125 casos de infeção (57%). O quarto óbito ocorreu na região Norte.

Nas últimas 24 horas há mais dois doentes internados em cuidados intensivos.

Vacina covid-19 poderá ser obrigatória

Na conferência de imprensa de hoje, a diretora-geral da Saúde admitiu a possibilidade de tornar obrigatória a vacinação contra a covid-19, mas considerou que ainda é cedo para tomar essa decisão.

“Essa decisão não está fechada”, afirmou Graça Freitas durante a habitual conferência de imprensa sobre a covid-19 em Portugal, sublinhando, no entanto, que “a legislação portuguesa permite que em situação de epidemia e para defesa da saúde pública uma vacina possa ser obrigatória”.

“Se a vacina for, de facto, muitíssimo eficaz e o valor acrescentado para a saúde pública for muito grande, pode ser considerada uma metodologia de obrigatoriedade de vacinação”, explicou, acrescentando que se se tratar de uma vacina com um grau de eficácia menor, a decisão poderá ser diferente.

O primeiro-ministro anunciou na quinta-feira a compra de 6,9 milhões de vacinas contra a covid-19, no valor de 20 milhões de euros, adiantando que em Portugal a vacinação será “universal e gratuita”.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here