Há selvagens defensores dos animais

1
2013

Quem me conhece sabe que sou e sempre serei um defensor dos animais.

Abomino touradas e morrerei feliz se, quando a minha hora chegar, já não existir essa barbárie, pelo menos em Portugal. Mas isso não significa que não me preocupe com as pessoas e com todos os problemas sociais que proliferam à nossa volta.

Nos últimos dias não me foi possível acompanhar a atualidade, mas estou a par da desgraça que aconteceu em dois canis – na zona norte do país – e tomei conhecimento de que a proprietária terá, alegadamente, impedido que dezenas de animais fossem resgatados com vida. No entanto, não deixo de achar chocante as imagens a que assisti nesta noite de 22 de julho de 2020.

Alegados defensores dos animais, impediram a dita proprietária do canil de levar consigo alguns animais que estavam no seu veículo. E para levarem a cabo os seus intentos, cercaram a viatura, partiram vidros a pontapé, espelhos retrovisores com as mãos e insultaram a senhora com tudo o que a imaginação lhes permitiu.

Eu consigo perceber a revolta. Juro que consigo. Mas não me é permitido compreender a violência que foi utilizada nem o stress que acabaram por provocar nos animais com tal atitude.

E jamais poderei compreender que a revolta e o sentimento de justiça transformem seres humanos em selvagens sem freio.

Se há coisa que os animais nos ensinam é a dar amor sem esperarem nada em troca. E para além disso, ensinam-nos a perdoar porque eles perdoam-nos tudo. Sempre!

A justiça faz-se nas instâncias legais. O tempo da justiça popular já lá vai. Enquanto defensor dos animais e ex-voluntário na causa animal, devo dizer que me senti profundamente envergonhado.

De cada vez que nos tornamos iguais ou piores do que aqueles que criticamos, aquilo que pretendíamos defender cai por terra. Mas ainda há selvagens que acreditam que para alcançar a paz é preciso criar a guerra.

1 comment

  1. gostei imenso de ler a sua publicação sobre os últimos acontecimentos referente a causa animal. agradeço a sua exposição de sentimentos perante esta situação que nos envergonha a todos. um bem haja ❤️

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here