O Bangladesh tem andado nas bocas do mundo, desde que foi usado de modo malévolo pelos propagandistas políticos do Chega, mas poucos saberão apontar no mapa onde fica esse país e ainda menos saberão alguma coisa sobre a política do Bangladesh.

Um tribunal do Bangladesh acaba de condenar à morte a ex-primeira-ministra e o ex-ministro do Interior. A senhora Sheikh Hasina chefiava um governo que caiu na sequência de protestos massivos da população. Na repressão contra os manifestantes, a polícia matou muita gente. Acusada de ter ordenado violência letal na repressão dos manifestantes, ex-primeira-ministra acabou por fugir para a Índia e é lá que continua refugiada desde agosto de 2024.
Após o veredicto, o atual Governo do Bangladesh apelou à Índia para extraditar Sheikh Hasina e o ex-ministro do Interior Asaduzzaman Khan Kamal. A Índia não devolveu ao país vizinho os condenados.
O atual Governo interino é liderado por um galardoado com o Prémio Nobel, o conhecido economista Muhammad Yunus, o “pai” do micro-crédito.



