LIBERTEM OS MÉDICOS

0
125

Corre nas redes sociais um abaixo-assinado pela libertação do médico Hussam Abu Safiya e de outros médicos, encarcerados pelos militares de Israel. Há suspeitas de que Abu safiya tem sido torturado, pelos depoimentos de outros detidos entretanto libertados e pelo que o seu advogado transmitiu das duas únicas oportunidades que teve para estar com Abu Safiya.

Estamos a falar de um médico pediatra, diretor do Hospital Pediátrico Kamal Adwan de Gaza, detido em dezembro de 2024, na sequência de um longo cerco e da lenta destruição das instalações onde trabalhava para salvar vidas de crianças palestinianas feridas nos bombardeamentos ou pelos tiros dos snipers militares.

Imagens recentes provenientes de Gaza mostram o estado em que ficou o Hospital Kamal Adwan, onde o doutor Abu Safiya trabalhava.

Este médico é testemunha dos crimes de guerra praticados pelos militares israelitas. Ele e os outros 90 médicos palestinianos que também estão encarcerados em várias cadeias do regime sionista israelita. Todos eles, testemunhas credíveis do horror imposto à população civil da Faixa de Gaza.

Os apelos para a libertação dos médicos palestinianos têm origens diversas. Também a Amnistia Internacional tenta pressionar as autoridades israelitas e a opinião pública para esta questão. Um médico, um enfermeiro, um socorrista, são profissionais que salvam vidas e estão ao abrigo de leis internacionais que deveriam impedir que fossem alvo de ações militares. Israel, no entanto, há muito que se lançou numa campanha militar assassina, violadora de todos os convénios que definem crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

imagem da campanha da Amnistia Internacional

Abu Safiya está detido sob “detenção administrativa”, um formato extra judiciário que permite detenções por tempo incerto, sem acusações ou julgamento, sistema sob o qual estão mais de 5.500 detidos palestinianos, incluindo médicos, jornalistas, crianças e mulheres.

Se quiser subscrever o abaixo-assinado mencionado no início do artigo, siga este LINK.

Um documentário, com legendas em inglês, do canal Al Jazeera sobre o sucedido com este médico pode ser visto neste LINK.

frame do documentário The Disappearance of Dr. Abu Safiya

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui