O documento será obrigatório a partir de 2027, mas a Volvo antecipou-se e vai já disponibilizar o chamado “passaporte de bateria EV”. O documento regista as origens das matérias-primas, componentes, conteúdo reciclado e a pegada de carbono do veículo, nomeadamente no fabrico da bateria. Para já, no caso da Volvo, é um exclusivo do modelo EX90, que vai agora começar a ser fabricado.
Daqui a alguns meses, quando os primeiros carros chegarem aos mercados, além do registo de propriedade vai ter este “passaporte”. Os passaportes de baterias serão obrigatórios para veículos elétricos vendidos na União Europeia a partir de fevereiro de 2027.
Para que serve tal documento? Bom, quando todas as marcas tiverem de o implementar, os clientes poderão comparar as origens dos materiais e a pegada ecológica relativa ao veículo e optar pelo que menos poluiu ou por aquele que não incorpora materiais oriundos de países cujos regimes políticos condenamos, por exemplo. Para já, serve apenas para a Volvo “ficar bem na fotografia” e promover o modelo EX90.
O SUV EX90 com passaporte de bateria deve começar a ser produzido em breve na fábrica da Volvo em Charleston, na Carolina do Sul, nos EUA, e será entregue a clientes na Europa e América do Norte a partir do segundo semestre do ano.
Os proprietários da Volvo poderão aceder a uma versão simplificada do passaporte utilizando um código QR no interior da porta do condutor. Uma versão mais completa do passaporte será passada aos reguladores.