A semana terminou com o PS a adorar estar na oposição. Em vez do desgaste governativo, o PS revigora-se com o exercício da crítica política. Por comparação, o PS mostra que foi melhor governo do que este da AD está a ser.
O PS está confortável. As críticas que faz ao Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) deste Governo encontra eco nas preocupações da maioria da população. As pessoas pensam que o excedente orçamental deveria ser usado para subir salários e realizar investimentos. O PS surfa essa onda e repete as mesmas ideias.
São perto de 54% os portugueses que confessam estar pessimistas sobre o impacto da proposta do OE2024, segundo os dados do barómetro de outubro elaborado pela Intercampus. A maioria acredita que a “situação do país vai piorar”.
Segundo os dados publicados na imprensa, os portugueses não acreditam que a proposta apresentada pelo Governo seja capaz de melhorar as condições de vida das famílias. No total, 53% afirma que o OE2024 é mesmo negativo.
Sobre o excedente orçamental de 0,8% do PIB, antecipado no documento, a maioria concorda que deve ser investido na subida dos salários, havendo ainda 23% dos inquiridos a considerar que deve ser usado para a realização de investimentos.