O Parlamento Europeu decidiu que todos os Estados membros terão de garantir carregamentos para veículos elétricos a cada 60 kms de distância. Uma decisão que será fácil de cumprir em auitoestradas, onde já há abastecimento de combustível garantido a cada 40 km. Basta equipar esses locais com carregadores para veículos elétricos. Nos outros tipo de vias e no interior das localidades, não sabemos como se aplicará esta regra.
Outra decisão assumida diz respeito à capacidade instalada para carregamentos elétricos, que deverá aumentar à medida que foram vendidos veículos elétricos. As variáveis da equação não são conhecidas, mas até é admissível que as empresas que vendem energia estarão atentadas ao crescimento do mercado e implementem meios para satisfazer a procura.
Há ainda a questão da facilidade de pagamento e o preço a que a energia é vendida. Segundo as novas regras agora aprovadas, os utilizadores deverão poder pagar facilmente nos pontos de carregamento (com cartões de pagamento ou dispositivos sem contacto e sem necessidade de subscrição).
O documento votado pelo Parlamento Europeu diz que para camiões e autocarros, as estações de carregamento têm de ser disponibilizadas a cada 120 km. Estas estações devem ser instaladas em metade das principais estradas da UE até 2028 e com uma potência de 1400 kW a 2800 kW, dependendo da estrada.