UM PERCURSO…

“Toda a educação é uma arte, porque as disposições naturais do Homem não se desenvolvem por si mesmas.” (I. Kant – Pedagogia) Há dez anos afastado do ensino, aqui vão algumas sucintas considerações.

1
1269

Apenas na primária e Universidade frequentei o ensino público. Ora, trabalhando sempre no ensino particular, a minha experiência apenas foca a vivência e docência do mesmo, durante quarenta anos.

Há que educar os nossos jovens para serem melhores e não para serem os melhores. A vida feliz não é uma sorte qual euro milhões, antes uma herança educativa e uma conquista pessoal.

Não há regras universais e muito menos receitas mágicas, porém há princípios básicos que nos podem auxiliar na complexa tarefa que é educar. É fundamental assumir o papel de educador para estarmos à altura de tal desafio.

Em 1960 Portugal tinha entre a sua população 40 por cento de analfabetos. Precisamente a data em que deixei de pertencer a tal grupo, ao realizar o exame da quarta classe na sede do concelho que dista 20Km da aldeia. Os pais tinham que pagar a estadia numa pensão para durante os três dias realizar o mesmo, escrito e oral.

Com 10 escudos no bolso pude ver a cidade e comprar com os olhos os brinquedos das montras, pois a vida era muito dura, assim me educaram meus falecidos pais. Para casa trouxe 10 escudos e a aprovação no exame da quarta classe.

Mais tarde realizei os exames do 2.º e 5.º anos, dispensando das provas orais quem obtivesse a média de 12 e 14 valores prospectivamente. Finalmente tive a “sorte” de realizar os exames do 7.º ano em que a dispensa das provas orais foi de 16 valores pela última vez. Para concluir tive novamente exames na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto, onde voltaram as orais.

A felicidade do ser humano está na viagem, nos saberes daqueles que connosco viajam.

Deves rogar que a viagem seja longa,
Que sejam muitos os dias de Verão;
Que te vejam arribar, com gozo, alegremente,
A portos que antes ignoravas.
(C. Cavafis)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui