MONTENEGRO ENTALADO

0
1417

As agências internacionais de notícias não costumam ligar patavina a Portugal. Desta vez, as eleições portuguesas foram notícia.

A Reuters, por exemplo, noticiou que o país vai passar a viver no fio da navalha, politicamente falando, com um governo minoritário e sem apoios, quer à esquerda ou à direita.

Quando explica o que é o Chega, aos leitores de língua inglesa espalhados pelo mundo, diz que se trata de um partido que fez campanha agitando as bandeiras da corrupção e da imigração. Sobre Portugal, a Reuters diz que somos “no país mais pobre da Europa Ocidental.”

A agência norte-americana realça que o líder do Chega considera “uma humilhação” se o próximo primeiro-ministro não quiser negociar com ele apoios firmes que levem à participação do Chega no Governo.

O artigo inclui vários comentários de analistas políticos. Um deles, o professor da Universidade Católica, André Azevedo Alves, diz que “a fragilidade de um governo AD devido à sua dependência do PS ou do Chega para aprovar legislação torna improvável que dure vários anos.”

Por fim, a Reuters estabelece paralelismos entre o Chega de André Ventura e o VOX espanhol ou o Lega de Itália.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui