O setor dos automóveis elétricos está em alta voltagem. A Salvador Caetano Auto anunciou acordo com um dos maiores produtores de carros elétricos da China, Dongfeng Motor Corporation, para a representação para Portugal e Espanha das três marcas deste grupo: Voyah, Dongfeng e a M-Hero.
A Salvador Caetano já representa em Portugal a marca BYD. Não foram anunciados preços de venda ao público, mas adivinha-se o agudizar da guerra comercial no setor.
CHINA E O DESEMPREGO NA EUROPA
A francesa Stellantis, que se prepara para lançar o e-C3 a preços “chineses”, vai avançar com a produção de carros elétricos na fábrica de Mangualde já este ano.
O presidente executivo do grupo automóvel, o português Carlos Tavares, lembrou que a unidade de Mangualde registou em 2023 um “recorde de produção”, com um total 84 mil veículos, estando a “trabalhar para várias marcas”, como a Opel, Fiat, Peugeot e Citroën.
Tavares diz que o preço dos carros elétricos continua numa média demasiado alta, diz ele que “se os produtos não forem acessíveis, a classe média não compra”, o que é incontestável.
Tavares diz ainda que o preço a que os chineses colocam os carros no mercado europeu pode provocar falências de empresas do setor com os custos sociais que isso implica.
“Se tiver de vender ao preço dos chineses vou ter de reestruturar a empresa”, garantiu Carlos Tavares, referindo-se obviamente a despedimentos. Em 2023, o grupo Stellantis encerrou o ano comercial com uma quota de mercado europeu de 18,4%.
NICHO DOS CARROS DE LUXO
Já o nicho dos carros de luxo parece viver sem grandes problemas. A Porsche apresentou o Macan elétrico, carro que numa das versões tem 640 cv de potência. É o segundo modelo elétrico da marca alemã.
Desportivo, robusto, algo excêntrico, este SUV vem equipado com um head-up display de realidade aumentada e pode ter no seu interior até três ecrãs: um painel de instrumentos digital de 12,6 polegadas, um ecrã central de 10,9 e um ecrã para o passageiro da frente (opcional) também com 10,9 polegadas.
O Macan elétrico está disponível em duas versões, uma com cerca de 400 cv e outra com 640 cv, a versão menos potente tem autonomia de 613 km e a outra de 590 km. Os preços são igualmente ‘luxuosos’, dependem dos equipamentos opcionais, mas disparam a 87 mil euros e 119 mil euros, consoante as versões.